Manter o seu arquivo em conformidade com a exigência dos órgãos reguladores de cada mercado, com validade jurídica e pelo prazo adequado, exige o envolvimento de muitas áreas. Principalmente nos últimos tempos, com a migração das atividades digitais/remotas e a adoção da documentação eletrônica. Além das áreas que tradicionalmente fazem interface com as autoridades, é fundamental o envolvimento das equipes de Risco Operacional e Controles Internos, para verificar que os novos procedimentos de tratamento documental não apresentam fragilidades e/ou pontos que possam comprometer a operação da empresa/instituição.
O time de TI, por sua vez, deve averiguar junto à equipe do CEDOC como assegurar a retenção dos documentos eletrônicos pelo prazo determinado pela lei. Ou seja, o conceito de Compliance Documental é multidisciplinar e envolve muitas áreas que precisam atuar coordenadamente para que o arquivo da empresa/instituição cumpra os requisitos da lei.
O papel de cada área será abordado no programa COMPLIANCE DOCUMENTAL que tem sua próxima turma agendada para os dias 24 e 25 de agosto. Clique aqui e confira o programa.