Um dos aspectos mais importantes antes de digitalizar um documento é determinar os critérios de segurança do arquivo a ser gerado. Isto não depende da vontade dos envolvidos, é preciso adequar às necessidades de uso, alinhar com os atributos do repositório e respeitar as políticas da empresa.
Além do perfil dos usuários, usualmente configurado no repositório dos documentos, muitos recursos podem ser definidos no próprio arquivo.
Um arquivo contendo dados sigilosos e de circulação restrita pode utilizar senha, isto já não seria viável para um documento com ampla distribuição. Neste caso, recomenda-se o uso de marca d´água com os dados do usuário que está imprimindo o documento.
O bloqueio de impressão é interessante para os casos cuja rastreabilidade da informação é fundamental. A certificação digital é uma alternativa para assegurar a integridade do arquivo (impedindo sua edição) e proteger as assinaturas eletrônicas.
Este tema será explorado no webinar TRATAMENTO DE IMAGENS – O FUTURO DA DIGITALIZAÇÃO agendado para o próximo dia 26 de maio. Confira o conteúdo.