Uma das funções mais técnicas dos arquivistas é verificar se o documento é um registro válido, ou seja, tem valor jurídico. São muitos os desafios enfrentados, principalmente com a constante evolução das leis. Só para citar um exemplo, existem pelo menos 3 leis federais que tratam da assinatura digital. Aplicar a formalização correta depende do formato do documento e da sua natureza.
Além disso, como guardião dos registros corporativos, o arquivo deve assegurar a integridade dos documentos e preservar os dados sensíveis. Isto passa pelo monitoramento de acesso, tanto dos documentos físicos, como dos documentos digitais.
O conceito de Compliance Documental é endereçado justamente ao cumprimento de uma série de obrigações que confere “validade” ao acervo. São muitos requisitos que devem ser observados para que a empresa ou instituição tenha confiança no seu arquivo. Quer saber se o seu arquivo está em conformidade? Não deixe de participar do programa COMPLIANCE DOCUMENTAL oferecido pelo CTDOC nos dias 1 e 2 de março. Faça a sua inscrição.