Sistemas Jurídico são bons repositórios de documentos?

Webinar CTDOC

A área jurídica é um dos segmentos que mais necessita controlar prazos. Cada peça jurídica exige um posicionamento em um determinado prazo, sob o risco de perder uma ação. Este é o DNA dos sistemas jurídicos para gestão de processos.

Usualmente a estrutura principal de classificação deste tipo de sistema costuma ser por Cliente/Caso. É como se criasse uma pasta virtual para o processo, até com controle de numeração, permitindo o alinhamento com o arquivo físico.

A partir do Caso/Processo a estrutura costuma se basear em eventos (inicial, audiência de conciliação, audiência de instrução etc.) que reúnem os documentos envolvidos na referida fase, tais como: petição, procuração, provas, evidências entre outras.

O que viabiliza o controle de prazos é um workflow. A partir do evento são disparados notificações, alertas e fluxos de aprovações para que as peças jurídicas (contestações) sejam elaboradas. Alguns relatórios (dashboard) permitem que o corpo de advogados planeje as próximas atividades. Esta parte dos sistemas jurídicos se comporta muito bem, porém, como estes sistemas foram criados para controlar processos e não documentos, alguns atributos de busca são limitados.

Na maior parte das vezes a busca de um documento é realizada a partir do nome/número do processo. Caso você deseje filtrar um tipo de documento independente do processo você não consegue. Um GED (sistema de gestão eletrônica de documento) é estruturado para gerir documentos, sua classificação tende a ser por disciplina (civil, família, trabalhista, tributário etc.) ou tipo de processo (partilha de bens, guarda de menores, danos morais etc.). Isto é que vai permitir reunir documentos da mesma disciplina, mas de processos distintos.

Outra classificação fundamental é o tipo de documento. Isto possibilita filtrar uma mesma peça jurídica, viabilizando o reaproveitamento do trabalho e até o uso da inteligência artificial.

Além disso, um GED oferece outros atributos específicos como controle de versão que não costuma estar presentes em sistemas de gestão de processos.

Se você quiser conhecer mais de repositórios jurídicos e como eles podem auxiliar na gestão dos documentos, se inscreva no webinar “Documentação Jurídica – GED, Nuvem e Sincronismo, qual o melhor repositório?” que será realizado no próximo dia 29 de setembro.

Rolar para cima