Documentação Jurídica e a nuvem

Após 1 ano de pandemia e home office já está na hora dos escritórios de advocacia reverem os repositórios utilizados para compartilhar seus documentos. A demanda urgente por ambientes na nuvem, não permitiu uma avaliação cuidadosa de cada serviço oferecido. Você sabia que os sistemas de sincronismos dos grandes players mundiais oferecem níveis de criptografia bem diferentes?

Outro ponto negligenciado é o back up. Algumas empresas acreditam que o fato de colocar a massa documental na nuvem, em um provedor de classe mundial, dispensa a necessidade de se fazer back up. Será? Se algum usuário deletar um documento e você só perceber após 3 meses, como você irá recuperá-lo?

No caso da documentação jurídica, repleta de informações críticas e sensíveis, a escolha dos repositórios para armazenar documentos deve ser bem criteriosa. Neste ramo, o principal insumo para o trabalho são os registros documentais. Desta forma, é fundamental garantir a segurança destas informações.

Além de criptografia e back up a segurança da informação inclui principalmente os acessos. O controle de acesso está diretamente relacionado à proteção de dados que tem sido amplamente debatida com a entrada em vigor da LGPD.

Todos estes pontos serão abordados no programa “Documentação Jurídica – GED, Nuvem, Sincronismo, qual o repositório ideal?” programada para o próximo dia 29. Confira a programação aqui.

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