Taxonomia: a importância da metodologia e do teste

Na semana passada tivemos mais uma OFICINA CONSTRUINDO TAXONOMIAS. Nesta turma foram desenvolvidas 2 taxonomias (uma corporativa e outra para o comércio eletrônico) com metodologias diferentes. Saber qual metodologia utilizar no desenvolvimento da sua estrutura é fundamental para evitar o risco de comprometer a busca pela informação. Um dos pontos fundamentais para a escolha da metodologia é conhecer como o usuário busca a informação. Neste sentido, temos que ter uma estratégia específica para o varejo eletrônico.

O programa ressalta ainda a importância de validar a taxonomia antes da sua implantação. Os participantes puderam testar as taxonomias em um sistema de card sorting online, deixando evidente os conflitos de classificação e, principalmente, a falta de alinhamento nos processos de negócios. O alinhamento consiste fundamentalmente em estabelecer o responsável pelo processo/documento, isto é que evita a duplicidade de arquivos.

A vantagem de utilizar um sistema para testar a estrutura é a possibilidade de extrair uma série de relatórios e gráficos que se tornam evidências para o refinamento da taxonomia. Com isto, as decisões ficam livres de disputas políticas (quem é o responsável pelo documento) e ‘achismo’ (uso de termos mais comuns).

Na imagem a seguir vemos o dendrograma gerado com base no teste dos participantes. O dendrograma apresenta os itens que são classificados no mesmo grupo. Por exemplo, o teste abaixo deixa claro que o aparelho de fax não é classificado como um item de telefonia, mas como um periférico.

Outro ponto que não podemos deixar de considerar é a memória do projeto. Todos estes registros são fundamentais para a atualização da taxonomia. Assim, no futuro, erros antigos são evitados.

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